Recuperar conta do Google: confira como fazer facilmente

 

Saber como recuperar conta do Google é um processo fácil e muito importante conhecer. Isso porque, se algum dia você esquecer ou perder suas credenciais, conseguirá recuperá-las facilmente, não perdendo seu acesso.

Hoje em dia, várias pessoas têm uma conta Google, já que além do Gmail, você consegue se conectar a todos os outros produtos. Seja no YouTube, Drive, Agenda, etc.

Neste conteúdo, vamos te mostrar como recuperar a conta no Google. Seja porque você perdeu a senha ou algum outro problema, confira como realizar isso de maneira segura.

Leia também: Google Fotos: como entrar e armazenar suas imagens

Recuperar conta do Google

A senha e o login que você usa para acessar sua conta do Gmail é a mesma para todos os outros produtos do Google. Por isso, se você não consegue lembrar qual é, não poderá acessar mais nenhum outro site desses.

Mas fique calmo. É possível, e muito simples, conseguir recuperar a conta no Google. 

Recuperar senha

A forma mais fácil para recuperar a senha de toda a conta Google é executar o passo a passo que o próprio site irá fornecer. Para isso, será preciso responder algumas perguntas, confirmando que a conta é realmente sua. E, no final, terá de redefinir a password.

Ao entrar no Gmail, por exemplo, ele pedirá seu login e senha. Logo abaixo desses campos, clique em “esqueceu sua senha?”. Então, o Google solicitará que você digite a última que se lembra de ter colocado.

Após isso, o sistema analisará se essa senha foi uma das últimas que você realmente usou. Se sim, ele solicitará a resposta de algumas perguntas sobre você mesmo. Essas perguntas foram realizadas no momento que você se cadastrou pela primeira vez.

Assim, após responder tudo corretamente, será verificado que você é o dono da conta. Então, receberá um link de recuperação e redefinição de senha.

Caso você não se lembre de alguma senha anterior, clique em “tentar de outro jeito”. O Google enviará um e-mail para aquele endereço que você cadastrou como “e-mail de recuperação”. Ou então, poderá escolher a opção de enviar uma solicitação para o número de celular cadastrado.

Mas, se mesmo com todas essas alternativas, você ainda não conseguir recuperar conta do Google, procure a opção “não estou com meu smartphone”. Assim, será solicitado a confirmação do número de telefone que você cadastrou nas configurações de segurança.

Além disso, terá que responder também algumas perguntas pessoais – as mesmas que você respondeu quando criou a conta. Por exemplo, “qual o nome do seu animal de estimação” ou “qual era seu apelido na infância”.

Recuperação de conta

O Google fornece uma página com dicas para você conseguir completar pelo menos uma das etapas descritas anteriormente. Assim, você poderá recuperar conta do Google.

Dentre elas, tente responder o maior número de perguntas quando forem solicitadas. Não pule nenhuma, mesmo que não tenha 100% de certeza da resposta. 

Além disso, tente fazer o login e a recuperação da conta num lugar conhecido, como sua casa. Use também o mesmo navegador e dispositivo que você já estava acostumado a entrar. Isso porque, o Google conseguirá rastrear que esse local e aparelho já era usado na sua conta, ajudando a confirmar a sua identidade.

É importante evitar erros de digitação e procurar ser o mais exato nas respostas e senhas antigas. Se souber a resposta, mas não conseguiu acertar na primeira tentativa, use uma variação. Por exemplo, tente “SP” em vez de “São Paulo”.

Outro ponto que pode ajudar a recuperar conta do Google é adicionar detalhes. Quando o site perguntar por que você não consegue acessar sua conta, coloque, por exemplo, que está viajando – por isso outro ponto de localização. Ou, então, que você mudou a senha recentemente e não consegue lembrar-se. 

Mudar a senha

Para evitar qualquer problema no futuro ao tentar acessar sua conta, é importante trocar a senha. Seja porque suspeita que alguém tentou entrar ou, então, não se lembra – mas já está logado no celular, por exemplo.

Para isso, entre no seu Gmail e clique na sua fotinho no canto superior direito. Depois vá em “gerenciar sua conta Google”. No lado esquerdo da tela, toque em “informações pessoais” e procure “senha”.

Você verá a data da última alteração. Toque em cima, digite a senha atual e depois escreva duas vezes a nova senha. Lembre-se que ela precisa ser uma senha difícil para evitar que sua conta seja invadida. Mas, ao mesmo tempo, tem que ser algo que você consiga lembrar-se com mais facilidade.

Pelo smartphone, você pode entrar também no seu Gmail, depois nas três barras no canto superior esquerdo. Procure “configurações”, selecione a conta e vá em “gerenciar sua conta”. Depois é só procurar “senha” e digitar a atual. Então basta escolher a nova.

Dessa forma, recuperar conta do Google fica muito fácil e você ainda consegue evitar que terceiros tentem invadi-la. Monte uma senha difícil, com números, caracteres especiais e letras maiúsculas e minúsculas.

Leia também: Rastrear celular pelo Google: saiba como fazer para localizar

Alice Ribeiro
Alice Ribeiro
Jornalista e redatora experiente, atualmente com vasta experiência em redação de conteúdo e reportagem. Também é fluente em inglês e possui conhecimentos avançados de SEO e marketing.
ARTIGOS RELACIONADOS

Mais Lidos