Mesmo com toda a tecnologia disponível nos smartphones atuais, ainda é bem comum os usuários se queixarem da bateria acabando rapidamente. O problema é que estamos habituados a resolver a nossa vida com o auxílio dos smartphones, seja para enviar mensagens, trabalhar, registrar momentos, pagar contas. Quando não conseguimos, vem a frustração.
Afinal de contas, hoje é comum nos comunicarmos, solicitarmos os mais diversos serviços e transações bancárias através de aplicativos do celular. Porém, se a sua bateria está acabando rapidamente e te impedindo de utilizar o seu smartphone como gostaria, este conteúdo sem dúvida vai te ajudar.
Aprenda sobre os melhores procedimentos para otimizar a sua bateria, como preservá-la, como carregar corretamente e muito mais!
Saiba mais: Os 5 celulares com maior autonomia de bateria do mercado
Como resolver o problema de bateria acabando rápido?
Em primeiro lugar, é importante que você entenda que os aplicativos são atualizados constantemente e exigem cada vez mais dos aparelhos. Em outras palavras, um celular de dois ou três anos não terá a mesma performance que um aparelho novo.
Mas, de qualquer forma, há algumas ações simples que você pode tomar e ter um excelente resultado.
Reiniciar o aparelho
É isso mesmo que você leu, simplesmente reinicie o seu celular. Muitos erros de sistema em aparelhos eletrônicos e de telefonia podem ser resolvidos com uma simples reinicialização de sistema.
Isso ocorre porque nesta ação, o dispositivo fecha todos os aplicativos e zera o consumo de memória e processamento necessários para manter os softwares funcionando. Dessa forma, com a diminuição de aplicativos rodando, o aparelho consome menos energia e, consequentemente, a bateria dura mais tempo.
Atualizar os aplicativos
Outra ação simples que você pode tomar é ficar de olho nas atualizações dos seus aplicativos e do sistema operacional do seu telefone. Lembre-se que as empresas responsáveis por esses softwares trabalham diariamente em busca de melhorias para os usuários de seus aplicativos.
Não fazer as atualizações pode prejudicar a performance da funcionalidade do APP, além de gastar mais bateria.
Verificar o carregador
Também é importante verificar se o carregador do seu aparelho está funcionado bem. Para isso, fique atento se no final do carregamento o seu celular realmente está com 100% da bateria cheia. Caso contrário, vale fazer um teste com outro carregador.
Ajustar o brilho
Você é daquelas pessoas que gosta de usar a tela com muito brilho? Sabia que dependendo das configurações do seu celular, esse pode ser o maior consumidor de energia do seu smartphone, gastando até mais que o próprio processador?
Por isso, vale conferir e alterar esses ajustes. Seus olhos e a bateria do seu celular, agradecem.
Fazer a restauração de fábrica
Há ainda, a opção de fazer a restauração de fábrica no seu aparelho, porém o ideal é que você apenas utilize este recurso caso não tenha resultado aplicando as dicas anteriores.
Isso porque o celular volta às configurações originais como um aparelho novo. Em outras palavras, você elimina praticamente todos os dados do smartphone como imagens, senhas, configurações de apps e tudo mais.
Não se esqueça de fazer um backup, caso opte pela restauração de fábrica.
Procure a assistência técnica
Você também pode procurar uma assistência técnica autorizada para investigar o motivo da bateria acabando rapidamente.
Neste caso, um profissional especializado poderá analisar os softwares do seu celular e sugerir as melhores formas de resolver o problema.
Bateria acabando rápido? Saiba como preservá-la!
Como já diria o velho ditado, prevenir é melhor que remediar. Portanto, veja algumas dicas que te ajudarão a economizar energia do seu celular e evitar que você sofra com este problema.
- Quando não estiver usando, mantenha Wi-fi e redes móveis desligados para economizar a bateria;
- Desative as notificações de aplicativos, pode parecer bobeira, mas o recurso exige que o software continue trabalhando em segundo plano, gastando energia;
- Mantenha os aplicativos sempre atualizados para uma melhor performance;
- Evite expor seu aparelho ao calor, a temperatura alta pode trazer prejuízos para as baterias;
- Cuidado com os aplicativos. Há alguns de alto consumo de energia que podem deixar sua bateria fraca. Veja nas configurações (Android) ou em ajustes (iOS), quais os softwares mais que mais gastam energia e faça uma limpeza nos desnecessários.
Como carregar o celular e não sofrer com a bateria acabando?
Também é importante tomar algumas medidas na hora de carregar o celular para uma melhor performance, tanto do aparelho como da bateria.
Os fabricantes recomendam, por exemplo, o uso de carregadores originais para garantir que o aparelho vai receber a voltagem correta. Isso sem contar, é claro, na segurança, tendo em vista que modelos paralelos podem causar danos ao celular e até ao próprio usuário.
Ao contrário dos modelos antigos, os celulares atuais normalmente fabricados com baterias de íons de lítio, podem ser prejudicados ao chegar nos 0% para carregar. Na verdade, o ideal é que o aparelho apresente os níveis de 10% a 80%.
Outra mudança das baterias antigas para as atuais é que não é mais necessário chegar a 0% para fazer a primeira recarga, nem tão pouco chegar aos 100%. Em outras palavras, a primeira recarga é como qualquer outra.
Leia mais: Como bloquear anúncios de aplicativos no celular?