Como fazer figurinhas no WhatsApp? Descubra o jeito simples!

 

Quer aprender como fazer figurinhas no WhatsApp? Esse tipo de conteúdo faz sucesso desde seu lançamento, ainda em 2018, e não é para menos. Trata-se de uma re-estilização dos memes adaptada diretamente para as redes sociais. E, como bons brasileiros, amamos conteúdo engraçado, qualquer que seja.

Muita gente nem se pergunta de onde é que elas surgem, e é justamente aqui que a resposta fica interessante. Alguns aplicativos simples ajudam usuários tanto de Android quanto de iOS a criar seus próprios pacotes de figurinhas. E não é preciso ser nenhum especialista para se dar bem com a ferramenta, muito menos entender de programação.

Os modelos mais rústicos demandam simplesmente uma imagem e um recorte feito a dedo. Por isso é que tanta gente conhecida acaba aparecendo em formato de figurinha nos grupos. Depois de inserir uma imagem nas ferramentas de criação, o usuário só precisa delinear onde quer que fiquem as fronteiras do sticker.

Se você quer descobrir como fazer figurinhas no WhatsApp, então vai descobrir aqui um passo-a-passo simples e rápido! Confira!

Leia mais: Plano Família TIM: o melhor apoio para as aulas online!

GARANTA AQUI SUA MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL

Como fazer figurinhas no WhatsApp

É possível fazer figurinhas no WhatsApp tanto no sistema operacional Android quanto no iOS. Porém, a depender de qual você use, o aplicativo em questão pode ser diferente. Para criar o passo-a-passo abaixo usamos o Top Sticker Maker, para iPhones. Apesar disso, as interfaces das aplicações tradicionalmente são semelhantes, o que não deve promover nenhuma diferença significativa caso você conte com um aparelho Android.

Sendo assim, deixamos aqui duas referências, uma para cada sistema, então baixe o aplicativo na Store do seu smartphone:

Sticker.ly para Android  |  Top Sticker Maker para iOS

Usando o aplicativo para criação de figurinhas

Depois de baixar o aplicativo e instalá-lo no seu celular, abra-o normalmente. No caso do Top Sticker Maker, sua apresentação inicial conta com alguns tutoriais sobre o manuseio dos seus botões. Contudo, como o aplicativo está em português, tais caminhos se tornam intuitivos e fáceis de serem realizados.

Removendo o fundo das suas imagens

A criação de stickers para o WhatsApp pode ser uma arte, e a diferença entre uma boa figurinha e uma mais ou menos é justamente a dedicação de quem o produz. Uma prática que parece ser essencial para aquelas que realmente se destacam é a remoção do fundo. Assim, quando o item é publicado no WhatsApp, ele se torna “flutuante”, como se o seu fundo fosse o próprio papel de parede da rede social.

A verdade é que realizar esse procedimento é muito simples, e você pode fazer isso simplesmente passando o dedo sobre a imagem com a qual quer criar a figurinha.

Passo 1: Selecione uma imagem

Antes de começar, você precisa selecionar uma imagem com a qual queira trabalhar. Nesse caso, selecione o botão criar + para gerar um novo pacote (um arquivo onde você vai fazer figurinhas e deixá-las juntas para exportar para o WhatsApp).

  1. Crie um pacote;
  2. Nomeie o seu pacote (simplesmente para fins de armazenamento dentro do seu próprio aplicativo);
  3. Selecione o botão Adicionar Figurinha.

Nesse momento, você contará com três opções para selecionar a imagem com a qualquer fazer o sticker, a saber:

  • Tirar foto, na qual você usa a câmera do celular para bater uma foto;
  • Adicionar a partir das fotos, opção com a qual você acessa sua galeria e seleciona uma imagem que já esteja no seu smartphone;
  • Buscar na internet, opção que permite ao usuário acessar um navegador para buscar figurinhas ou imagens na rede.

No nosso caso, selecionamos uma imagem da galeria!

Passo 2: Manipule a imagem

Agora chegou a hora de você efetivamente manipular a imagem para criar o sticker. Nesse momento, você abrir a imagem que selecionou e contará com algumas opções de edição. Todas elas são bastante simples e objetivas, e seu manuseio é similar ao de qualquer outro aplicativo que edite ou manipule imagens.

criar figurinhas

  • Borracha: Ferramenta para que você apague o fundo e recorte diretamente a parte desejada com a qual que quer o Sticker. Vale notar que a ferramenta conta com um zoom bastante poderoso, o qual permite que o usuário visualize a imagem de muito próximo para que faça o contorno o mais perfeito possível. Se você quiser usá-la, basta dar um zoom (afastando os dedos) com o faz em outras imagens;
  • Varinha Mágica: A ferramenta da Varinha Mágica serve para que usuário recorte diretamente aquilo que se destaca na imagem, sem precisar fazer a seleção manual. Vale dizer, porém, que a ferramenta só funciona com objetos muito destacados. Então, em imagens visualmente confusas, essa opção não funcionará;
  • Texto: Serve para que você insira texto no seu Sticker, combinando-o com uma imagem;
  • Colagem: Serve para que o usuário realize uma colagem, sentido de combinar mais de uma imagem criando uma única figurinha;
  • Borda: Permite que o usuário insira uma borda nos contornos ou nas fronteiras da imagem desejada.

Passo 3: Exportando suas figurinhas

Agora que você já sabe como fazer figurinhas no WhatsApp, basta exportá-las para usufruir delas na rede social, certo? Então, siga o procedimento abaixo:

Depois de prontas (o WhatsApp precisa que ao menos 3 sejam enviadas, pois lembre-se de que trata-se de um pacote), selecione o botão Enviar Figurinhas.

figurinhasNa sequência, selecione para onde você deseja enviá-las. Nesse caso, a entrada é Enviar ao WhatsApp, mas outra pode ser a sua preferência.

figurinhas

Depois desse envio, a própria plataforma do WhatsApp será aberta (o aplicativo pedirá permissão na primeira vez) e aparecerá a opção para que você salve seus stickers por lá. Então, selecione a entrada Salvar e aguarde um instante. Depois disso, haverá uma entrada diretamente no espaço dos stickers na sua conversa.

criando adesivos

Por padrão, o pacote é salvo por inteiro, então todas as imagens que foram subidas juntas para a rede social permanecerão numa mesma entrada, chamada Pacote. Depois de usadas é que elas começam a figurar em outras abas, como a de adesivos usados recentemente.

adesivos no whats

Agora que você já sabe como fazer figurinhas no WhatsApp, vai arrasar naquelas conversas despretensiosas, não é mesmo? Elas alegram a interação sempre!

Leia mais: Meu plano TIM é a minha estação de trabalho em home office

GARANTA AQUI SUA MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem informado.

Gabriele Assif Kassel
Gabriele Assif Kassel
Gabriele Kassel é uma escritora freelancer de tecnologia e estilo de vida que mora em São Paulo. Com formação em ciência da computação, se especializou em escrever sobre tecnologia para grandes empresas, além de ter colaborado com publicações como Wired, Fast Company e Forbes.
ARTIGOS RELACIONADOS

Mais Lidos