Como recuperar mensagens do Whatsapp de maneira fácil

 

Quer saber uma curiosidade inútil bem impactante? O WhatsApp está presente em 99% dos telefones compatíveis com aplicação no Brasil! Ou seja, existe uma potencialidade muito grande para que usuários em geral queiram reaver um ou outro diálogo perdido. E, saiba, essa pretensão é mais comum do que você imagina. Por isso, preparamos este post com tutoriais bem objetivos sobre como recuperar mensagens do WhatsApp.

Existe mais de uma maneira de realizar o procedimento e, para a mais comum delas, não é preciso ser nenhum especialista em tecnologia. Ou seja, qualquer usuário que siga os passos fornecidos pelo próprio mensageiro é capaz de reaver suas mensagens.

Porém, é preciso que alguns ajustes no aplicativo estejam ativos, portanto é melhor se preocupar com essa possibilidade antes de o evento acontecer.

Por isso, se você abriu esse post porque precisava, então veio ao lugar certo. Mas, se veio aqui somente por curiosidade, atentar-se para o que é indispensável para recuperar mensagens perdidas pode ser uma boa maneira de se prevenir de uma dor de cabeça futura. Quem sabe sua curiosidade de hoje não se torna a necessidade de amanhã?

Leia mais: Vai comprar celular na Black Friday? Veja 5 dicas para não cair em golpes!

GARANTA AQUI SUA MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL DA TIM

Como recuperar mensagens do WhatsApp

Antes de adentrarmos nos tutoriais sobre como recuperar mensagens do WhatsApp, vale a pena notar que é indispensável que a função backup esteja ativa em seu smartphone ou tablet. Isso, pois é ela e permite ao seu aparelho realizar uma coleta num determinado período de tempo de todo o seu histórico. Então, verifique o seguinte:

  1. Abra seu aplicativo de WhatsApp;
  2. Vá até suas Configurações;
  3. Acesse a entrada Conversas;
  4. Nela, selecione Backup de Conversas;
  5. Verifique em Backup Automático a periodicidade com a qual ele está programado, pois ele pode, inclusive, estar desativado. Diariamente, semanalmente e mensalmente são as opções com as quais você irá se deparar.
    1. Se a conversa que você pretende recuperar estiver dentro da janela de salvamento, então perfeito!
    2. Se a conversa que você pretende recuperar não estiver dentro da janela de salvamento do último backup, você não poderá recuperá-la.

Dito isso, ainda assim pode ser que você não consiga recuperar todas as suas mensagens, sobretudo se elas não se encaixarem nessa janela.

Por padrão, o WhatsApp realiza backups automáticos às 2h da manhã, e a partir de uma conexão Wi-Fi. Então, suponhamos que sua periodicidade seja diária, e que você queira, durante o período da tarde (às 16h), recuperar uma mensagem apagada do seu aplicativo pela manhã (às 8h).

Nesse caso, o mensageiro não terá efetuado o backup dela (salvo melhor juízo, pois ele pode ser tardado quando não encontrar uma conexão Wi-Fi) porque ela é posterior ao último backup (às 2h). Deu pra entender que nem sempre os backups são realizados ou estão ativos?

Quantos backups há? Como recuperar mensagens do WhatsApp

Aqui, a resposta é: depende! O seu aparelho (Android) realiza backups locais dos últimos 7 dias, mas o procedimento para busca deles é diferente. Além disso, pode ser o caso de você ter outros backups mais antigos no seu Google Drive ou no seu iCloud. Isso vai decorrer de você ter se preocupado em salvar esses arquivos. Os iPhones, porém, não salvam backups locais, logo você terá o último backup no iCloud, e outros somente se os tiver salvado.

Se você estiver buscando por uma mensagem que foi salva no último backup, então o primeiro tutorial será suficiente para que você a recupere. Porém, se você estiver buscando por uma mensagem entre 2 a 7 dias anteriores, então precisará realizar o segundo procedimento, o qual é um pouco mais complexo. Contudo, também pode ser realizado com certa facilidade.

De qualquer modo, não custa tentar, certo?

Leia também: Como fazer figurinhas no WhatsApp? Descubra um jeito simples

Como recuperar mensagens do WhatsApp a partir do último backup (Android e iOS)

O tutorial abaixo é o procedimento mais simples para quem quiser restaurar um histórico de conversas do WhatsApp. Porém, vale notar que ele somente conseguirá reaver as mensagens que estavam presentes no momento do último backup, o qual fica salvo na nuvem (Google Drive ou iCloud).

Se esse for o seu caso, então faça o seguinte:

Para aparelhos Android:

  1. Desinstale o WhatsApp do seu aparelho;
  2. Reinstale o mensageiro;
  3. Abra o WhatsApp e confirme seu número de telefone;
  4. Quando solicitado, toque em RESTAURAR para restaurar suas conversas e seus arquivos de mídia do seu Google Drive;
  5. Ao final do processo de restauração, toque em AVANÇAR. Suas conversas serão exibidas quando a inicialização for concluída;
  6. Após restaurar suas conversas, o WhatsApp começará a restaurar seus arquivos de mídia.

Para aparelhos iOS:

  1. Primeiro, é preciso desinstalar o WhatsApp;
  2. Depois, instalá-lo de novo;
  3. Na restauração, após você colocar o seu número, o WhatsApp irá detectar automaticamente que há um backup salvo no seu iCloud;
  4. Na sequência, basta seguir as instruções que aparecerão na tela para restaurar seu histórico de conversas.

Como recuperar mensagens com backups locais (somente para aparelhos Android)

Aparelhos Android mantêm salvos no aparelho backups dos últimos 7 dias. Logo, se você estiver buscando por um que não seja o mais recente, então esse procedimento pode ajudar.

À titulo de explicação, nesse método você renomeará o arquivo que deseja recuperar para “enganar” WhatsApp, fazendo-o acreditar que ele seja o mais recente. Ou seja, o conjunto de mensagens a ser restaurado.

Para tanto, faça o seguinte:

  1. Baixe um aplicativo gerenciador de arquivos (link aqui);
  2. No gerenciador de arquivos, abra a pasta sdcard/WhatsApp/Databases. Se seus dados não estiverem salvos no cartão SD, você visualizará a opção de armazenamento interno ou armazenamento principal;
    1. Caso seus dados não estejam armazenados na pasta /sdcard/WhatsApp/, então será preciso verificar as pastas de armazenamento interno ou armazenamento principal do seu dispositivo.
  3. Renomeie o arquivo de backup que você deseja restaurar (os backups locais são datados) de msgstore-AAAA-MM-DD.1.db.crypt12 para msgstore.db.crypt12. Seu backup menos recente pode ter sido criado com um protocolo diferente, como crypt9 ou crypt10. Não mude o número na extensão “crypt” do arquivo.
  4. Desinstale e reinstale o WhatsApp.
  5. Toque em RESTAURAR quando solicitado.
Observações: Como recuperar mensagens do WhatsApp

Primeiro, realize o procedimento com a internet desligada, tanto seu Wi-Fi quanto sua conexão 4G, pois o mensageiro sempre opta pela reativação do arquivo da nuvem primeiro.

Depois, caso ele siga buscando por esse arquivo, talvez seja necessário excluir o backup do Google Drive (certifique-se de que há backups locais antes de fazer isso). Se for o caso, faça o seguinte:

  1. Acesse drive.google.com a partir de um computador;
  2. Entre em Configurações;
  3. Na esquerda da página, clique em Gerenciar aplicativos;
  4. Role a barra de rolagem até o fim e procure por WhatsApp Messenger. Caso você queira deletar todo o seu backup, clique em Opções e depois em Excluir dados ocultos do aplicativo.

Isso deve ser suficiente para que o backup local se torne a fonte primária de busca. E, se o procedimento não funcionar, certifique-se de que nomeou o arquivo desejado corretamente.

Leia mais: Seguro para celular vale a pena fazer? Entenda aqui como funciona!

GARANTA AQUI SUA MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem informado.

Alice Ribeiro
Alice Ribeiro
Jornalista e redatora experiente, atualmente com vasta experiência em redação de conteúdo e reportagem. Também é fluente em inglês e possui conhecimentos avançados de SEO e marketing.
ARTIGOS RELACIONADOS

Mais Lidos