Preço de internet: como saber se vale a pena contratar?

 

Hoje em dia é praticamente impossível não termos um plano de internet. Como os diversos dispositivos eletrônicos dos quais fazemos uso diariamente dependem de conexão à rede, é indispensável fazer uma boa escolha na hora de contratar um serviço. Porém, preço de internet é um aspecto relativo e pode ser que seja preciso ser pontual no momento de comparar ofertas.

As operadoras de banda larga contam com portfólios frequentemente mais avantajados, sobretudo depois de a fibra ótica começar a tomar conta do mercado. Em contrapartida, o custo desse serviço está cada vez mais acessível. Ainda que haja democratização da conexão e uma maior malha de rede, o preço da internet atual está muito abaixo do que poderia se esperar. Uma vantagem e tanto para quem compara planos atualmente.

Dito isso, é preciso levar em conta que há pontos particulares a serem considerados nessa matemática. Primeiro, é preciso compreender qual o seu perfil de usuário, para que você consiga selecionar planos que atendam a você e sua família de acordo com sua demanda de banda. Nesse sentido, a velocidade do plano pode impactar significativamente a navegação dos usuários, proporcionando uma melhor (ou pior) experiência.

Depois, o tamanho do seu consumo também deve ser levado em consideração. Para que você saiba de quantos dados precisa, é preciso avaliar quais são os principais aplicativos e as principais plataformas utilizadas. Isso pois é preciso entender o quanto sua navegação demanda para mapear se a franquia oferecida numa determinada oferta será suficiente. E, sim, atualmente os planos de internet residencial contam com franquias.

Dito isso, preparamos este texto para que você aprenda a avaliar todos esses aspectos da melhor maneira possível!

Leia mais: Quer internet boa e barata com wifi: conheça os planos da TIM!

QUER REDES SOCIAIS LIBERADAS? ENTÃO, CONFIRA AQUI OS PLANOS DA TIM!

O melhor preço de internet depende da necessidade

Para considerar o melhor preço de internet ao avaliar as ofertas disponíveis, é preciso que você tenha em mente, inicialmente, o aspecto da sua necessidade. Por isso, muitas delas já descrevem, inclusive, a quantidade de usuários que são suportados por uma determinada velocidade para que se tenha a melhor experiência possível.

Levemos, então, o aspecto da velocidade como o ponto de partida.

A velocidade do plano e o preço de internet

Para navegar na internet, é preciso considerar que a banda disponibilizada pela sua operadora será fatiada entre os usuários da residência. Nesse sentido, você pode considerar alguns dos principais aplicativos utilizados atualmente para avaliar de quanta internet precisará caso todos eles queiram, simultaneamente, fazer uso de aplicações que depende de banda “larga” para operar.

A Netflix, por exemplo, cita que, para consumir vídeos em alta definição (qualidade HD), é preciso contar com 5 Mega de velocidade. Ou seja, se todos os usuários da rede quiserem ao mesmo tempo assistir aos seus conteúdos favoritos, serão necessários, pelo menos, 20 Mega numa família com 4 membros.

Dito isso, é preciso levar em consideração também que a banda se perde quando avaliada a distância do modem. Ou seja, quanto mais longe você estiver do distribuidor do sinal, menor será a chance de desfrutar de toda a velocidade que a rede promove. E, claro, os obstáculos à rede wireless também contam, como paredes ou dispositivos eletrônicos no meio do caminho.

Vale a pena notar, então, que em residências muito grandes o sinal não será equânime ao longo de todos os cômodos. Além disso, devem entrar na matemática todos os aparelhos vinculados, tais como computadores, notebooks, tablets e celulares.

A franquia da internet

Planos com franquia estão sendo a regra geral quando o assunto são planos de internet. Por isso, é bom você levar em consideração quais sejam as suas demandas para calcular quanto de dados você e sua família precisarão para navegar o mês inteiro.

Aqui também se podem levar algumas métricas em consideração. Por isso, vale a pena observar quanto de internet é gasta para navegar em alguns dos principais aplicativos ou plataformas da atualidade para que você consiga dimensionar o tamanho do consumo que sua residência tem.

Aplicativo Quanto de navegação Consumo médio
Netflix 1 hora em resolução normal 1GB
1 hora em resolução alta 3GB
Amazon Prime Video 1 hora em resolução boa 1,8GB
1 hora em resolução ótima Até 7GB
Youtube 15 minutos 550MB
PubG, Free Fire, Fortnite 2 horas 57MB, 61MB, 101,5MB
WhatsApp 20 mensagens com vídeos, fotos e gifs 56,3MB
Chrome 20 páginas 36,7MB
Facebook 10 minutos, sendo 3 deles de vídeos e imagens 36MB
Twitter 10 minutos 30,4MB
Instagram 10 minutos, visualizando 20 fotos, 3 vídeos ou 10 stories 16,9MB
Waze 10 minutos de uso do GPS 13,1MB
Streaming de música (Deezer, Spotify) 1 hora 144MB

Neste quesito, porém, vale a pena fazer uma observação: ao olhar para a franquia de um determinado plano de internet residencial, saiba que os Megas de velocidade não são os mesmos ditos megas (MB) que metrificam arquivos e dados para download.

O tema é um tanto quanto complicado, mas, via de regra, vale dizer que os megas (MB) de tamanho são 8 vezes maiores do que os Megas de velocidade de download. Ou seja, não é preciso se preocupar de maneira sumária pensando que todo o pacote será consumido em poucos dias. Numa internet de 1Mbps, baixar um arquivo de 1MB demora 8 segundos.

Preço de instalação

A taxa de instalação ou habilitação está presente em muitas ofertas de internet residencial, e pode fazer com que o preço da internet pretendida possa ser ligeiramente alterado. Por isso, se você está pensando em contratar um novo plano, vale a pena considerar esse valor, o qual, geralmente, pode ser diluído ao longo das prestações de 12 meses.

Megas adicionais baixam o preço de internet

Considerando todos os benefícios que um plano de internet residencial entrega, você chega ao dado mais importante: a relação custo-benefício. Porém, há uma particularidade em voga que merece ser considerada com atenção, que são os Megas extras concedidos pelas operadoras num período chamado de “degustação”.

Já viu ofertas que dizem “tenha o dobro de velocidade por 12 meses”? Ainda que o período promocional seja limitado, esse “extra” impacta significativamente na relação custo-benefício em questão. Além de promover economia, é claro, garantindo ofertas robustas por um preço bem mais amigável.

Por exemplo, se você tiver o dobro de internet, navegará com o dobro de velocidade, desfrutando e uma experiência muito mais otimizada em relação ao plano original. E, só pra se ter uma ideia, a TIM, nesse “dobro”, chega a entregar 400 Mega para o cliente, uma velocidade suficiente para satisfazer uma casa cheia de gente. E, claro, permitindo que todos façam uso de recursos pesados ao mesmo tempo.

Onde encontrar o melhor preço de internet

Atualmente, existem muitas ferramentas que dão conta de ajudar o cliente a encontrar as melhores ofertas para sua região. Uma delas é o Portal Compara Plano, o qual permite ao usuário centralizar ofertas variadas numa única página. Além do melhor preço de internet residencial, é possível encontrar as melhores ofertas para seu celular, para seu telefone fixo e para a sua TV.

O comparador trabalha em tempo real, reunindo opções disponíveis a partir dos portfólios das principais operadoras do país, minimizando aquela interminável busca por páginas e aplicativos, além de suas letras miúdas daquilo que é benefício. Vale a pena conhecer e desfrutar da facilidade, porque se trata de uma excelente maneira de garantir aquela economia no orçamento.

Além disso, é claro, vale a pena que você encontre os melhores produtos disponíveis para a sua região e para o seu perfil de usuário.

Leia mais: Qual é o melhor plano de internet móvel hoje em dia? Veja as opções

QUER MUITA INTERNET NO SEU CELULAR PAGANDO POUCO? AQUI NA TIM TEM!

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem informado.

Gabriele Assif Kassel
Gabriele Assif Kassel
Gabriele Kassel é uma escritora freelancer de tecnologia e estilo de vida que mora em São Paulo. Com formação em ciência da computação, se especializou em escrever sobre tecnologia para grandes empresas, além de ter colaborado com publicações como Wired, Fast Company e Forbes.
ARTIGOS RELACIONADOS

Mais Lidos