Chip virtual TIM: veja como conseguir de forma fácil

 

Como sabemos, celulares e outros dispositivos móveis utilizam chips de suas operadoras, que dão aos aparelhos informações do seu número de telefone, conexão 4G, entre outros. Agora, a TIM oferece uma nova tecnologia para seus usuários: o TIM chip virtual. Ele permite utilizar todas as funções de um plano pós-pago sem os problemas em lidar com um chip físico.

Quer saber mais sobre essa novidade? Confira aqui!

Leia também: Telefone fixo com chip: saiba como funciona e as vantagens

O que é um chip virtual?

Um SIM (“Módulo de Identificação para Assinante”) é o nome para o popular para o chip. Tendo o nome de eSIM, o chip virtual ainda é uma tecnologia bastante desconhecida, o que dificulta o processo de adoção. 

O SIM que usamos hoje foi criado em 1991 em um movimento envolvendo a empresa alemã Giesecke & Devrient GmbH e a operadora finlandesa Radiolinja. O chip virtual foi anunciado 25 anos depois na MWC (“Mobile World Congress”) pela GSMA (“Global System for Mobile Communications Association”, ou “GSM Association”).

A funcionalidade de um chip virtual é a mesma de um chip tradicional, mas não utiliza um chip destacável que deve ser colocado no aparelho com uma bandeja pelo próprio usuário (inclusive utilizando pequenas chaves fáceis de perder que não servem para outras funções).

Ao invés disso, o chip virtual já está instalado diretamente no dispositivo e funciona tanto para celulares / smartphones, como para os chamados vestíveis, como smartwatches.

A tecnologia de chip virtual já está há algum tempo no mercado e a TIM moveu-se para garantir que seus usuários de planos pós-pago tivessem acesso a essa funcionalidade, usada pelas melhores provedoras do Brasil.

Vantagens do Chip Virtual

Chips são usados para conectar o aparelho com a operadora. O IMSI (“International Mobile Subscriber Identity”) contém as informações de identidade necessárias para que o celular receba seu número, plano e consiga se conectar a rede de telefonia (e usar outras funções, como o 3G/4G).

A tecnologia facilita muito a mudança de número ou de aparelho, uma vez que é só transferir o chip para utilizar um novo aparelho, ou trocar de chip para utilizar um novo número.

Cada vez mais, fabricantes de smartphones lidam com a dificuldade do tamanho do aparelho e o espaço para colocar mais componentes (sensores, bateria, processadores, etc.). A estrutura que comporta o chip, incluindo a bandeja, obrigatória nos dias de hoje, ocupa um espaço considerável dentro do aparelho.

Além disso, as bandejas de tamanhos diferentes são outra dor de cabeça, tanto para o fabricante quanto para o usuário.

O chip virtual pode armazenar até 8 perfis. Mesmo que apenas um possa estar ativo por vez, é de grande ajuda para alternar entre um perfil pessoal ou profissional, ou ativar outros perfis durante viagens internacionais.

Assim, por ser um componente instalado diretamente no dispositivo, é possível reduzir consideravelmente a estrutura necessária para o chip virtual, bem como a obrigação dos fabricantes e usuários de lidar com a instalação física.

Como funciona o Chip Virtual da TIM

Primeiro de tudo, é importante saber que nem todo aparelho tem um chip virtual. Apenas alguns modelos comportam a tecnologia. Confira os modelos que aceitam a tecnologia:

  • Apple: iPhone SE 2ª Geração, iPhone XR, iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone 11, iPhone 11 Pro, iPhone 11 Pro Max, iPhone 12, iPhone 12 Mini, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max, iPhone 13, iPhone 13 Mini, iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max;
  • Samsung: Galaxy S20, Galaxy S20+, Galaxy S20 Ultra, Galaxy Note 20, Galaxy Note 20 Ultra, Galaxy S21, Galaxy S21+, Galaxy S21 Ultra, Galaxy Z Flip, Galaxy Z Fold 2, Z Flip 3 5G e Z Fold 3 5G;
  • Motorola: Motorola Razr.

A TIM envia para o usuário um QR code. O usuário entra nas configurações do aparelho e escaneia este código. Alguns modelos receberão uma mensagem de ativação, outros deverão escolher o número e plano manualmente.

Basta seguir as instruções do aparelho em específico, sendo o processo relativamente simples.

A maioria dos aparelhos com chip virtual ainda tem a bandeja para o chip tradicional, permitindo que o usuário tenha dois números no celular: um no chip físico e outro no virtual.

Quais planos podem utilizar?

O Plano mais popular da TIM que utiliza chip virtual é o TIM Black. Este oferece uma série de versões, que são muito completos e possuem uma variedade de serviços. No TIM Black você tem dados de navegação abundante, ligações e SMS ilimitados, aplicativos que não utilizam dados móveis e inscrições incluídas em outros apps.

Gostou? Quer conhecer mais sobre o Plano TIM Black, o chip virtual da TIM e muitas outras ofertas? Confira tudo que a TIM tem para oferecer e comece a navegar agora!

Leia também: Ativar chip TIM desativado: entenda como fazer

Quer ler mais informações sobre o mundo da telefonia, conhecer mais sobre internet, aplicativos e outros? Se inscreva no nosso blog e receba dicas, novidades e promoções da TIM!

Gabriele Assif Kassel
Gabriele Assif Kassel
Gabriele Kassel é uma escritora freelancer de tecnologia e estilo de vida que mora em São Paulo. Com formação em ciência da computação, se especializou em escrever sobre tecnologia para grandes empresas, além de ter colaborado com publicações como Wired, Fast Company e Forbes.