Como usar o FaceApp: fique por dentro das vantagens e riscos

 

Você sabe como usar o FaceApp? Esse aplicativo para smartphone utiliza inteligência artificial (IA) para aplicar filtros nas imagens das pessoas. Pode ser para mostrar como seria seu visual envelhecido, como bebê, como seria o filho entre duas pessoas, a aparência de você como sexo oposto, etc.

Atualmente, ele está muito em alta nos aparelhos de todos os brasileiros. Funciona tanto para iOS quanto Android, podendo usar suas próprias fotos ou de celebridades.

Continue a leitura deste artigo para saber como usar o FaceApp, como ele funciona e ainda os riscos que ele pode trazer aos seus dados e prevenir incômodos. Confira.

Leia também: Como tirar fotos sozinha? Truques para sair bem na foto

Saiba mais sobre o FaceApp

Lançado em 2017 e desenvolvido pela empresa russa Wireless Lab, o aplicativo FaceApp faz o uso da inteligência artificial para fazer transformações nas fotos. Algumas modificações são para aplicar traços de crianças, traços femininos ou masculinos e até de idosos. Além disso, ele tem uma função de juntar a imagem de duas pessoas e mostrar como seria o filho deles.

Esse app ficou muito popular, sendo utilizado por usuários de todas as idades. Tanto que já passou de 500 milhões de downloads, apenas no Android.

Além disso, oferece mais de 60 filtros diferentes, com muita realidade. E, também, ferramentas para edições nas fotos e até vídeos. É possível mudar a cor do cabelo, colocar maquiagem, efeitos de luzes, remover espinhas e linhas de expressões, controle de temperatura e saturação, entre outros pontos.

Como usar o FaceApp: ver o filho ou filha do casal

Após baixar o aplicativo FaceApp, você pode escolher editar uma imagem que já está salva na sua galeria ou abrir a câmera para tirar uma foto na hora. Depois de decidir qual irá editar, clique em “demonstração” que estará no menu inferior.

Escolha o filtro “nossos filhos”. Então você precisará escolher a foto de outra pessoa da sua galeria ou pegar a imagem de alguma celebridade. Dentro do próprio aplicativo há uma série de famosos, tanto nacionais quanto internacionais.

Se optar por celebridades, você terá disponível várias imagens do famoso. Assim, você pode escolher se a pessoa estará loira ou morena, por exemplo.

Depois o aplicativo irá mostrar como o filho ou filha do casal será. Você poderá salvar essa imagem na sua galeria ou compartilhar nas redes sociais. Veja como salvar suas fotos no Google Fotos.

Como eu seria idoso?

Esse filtro só funciona em imagens já salvas na sua galeria, não conseguindo ser aplicado pela câmera ou em vídeo. Para usá-lo, abra o aplicativo e procure a foto que deseja utilizar na sua galeria. Após isso, no menu inferior vá à opção “idade”. E, então, clique em “idoso” e em “aplicar”. Automaticamente o aplicativo mostrará como você ficará com traços de envelhecimento. 

Além dessa opção, você pode adicionar esse filtro por meio da aba “fun”. Seleciona “old HD” e depois só compartilhar com seus amigos. Depois disso, no canto superior direito você verá as alternativas de salvar essa imagem na sua galeria ou compartilhar nas redes sociais. 

Como mudar de gênero?

Abra o aplicativo FaceApp e escolha a imagem que você gostaria de usar. Aqui você pode procurar tanto na sua galeria quanto tirar uma foto na hora. Além disso, a opção de escolher uma celebridade também está disponível nesta opção.

No menu inferior, procure por “gênero”. Escolha entre “homem” ou “mulher” e automaticamente o aplicativo irá mostrar a imagem com traços do sexo escolhido. Também é possível alterar o estilo do cabelo, entre outras mudanças – algumas são apenas possíveis na versão FaceApp pro.

É importante lembrar que fotos bem iluminadas e com o rosto em destaque ficarão mais realísticas. Caso contrário, não ficará tão fiel. Feita a transformação, você poderá salvar na sua galeria ou compartilhar direto nas redes sociais. 

Leia também: Google Fotos: como entrar e armazenar suas imagens?

Cuidado! Riscos do aplicativo FaceApp

Agora que você já sabe como usar o FaceApp, já pode fazer as edições nas suas fotos e nas dos seus amigos. Porém, assim como esse aplicativo ganhou uma enorme fama positiva no Brasil, também ficou conhecido por ter uma política de privacidade bem vaga.

Os especialistas relatam que esse aplicativo não informa corretamente o que faz com os dados fornecidos pelos usuários. Isso porque para usar o FaceApp é preciso dar permissão para o app acessar sua galeria e, caso queira, logar diretamente com suas redes sociais. Além disso, ele tem acesso a alguns outros dados, como IP do celular, localização e até seu rosto.

O grande problema é que como usa o rosto para editar as imagens, o medo é que ele pode estar alimentando um banco de reconhecimento facial indevidamente. Já que a política de privacidade é padronizada e não oferece nenhuma proteção efetiva.

Para você ter uma ideia, o FaceApp já foi acusado de ciberespionagem e roubo de dados dos usuários. Em 2019, quando as polêmicas começaram, a empresa que desenvolveu divulgou que os usuários podem solicitar a remoção de dados da nuvem. Basta acessar as configurações e clicar em “suporte”.

Assim, mesmo sabendo como usar o FaceApp, é importante tomar cuidado com a sua privacidade. Ainda sendo um aplicativo muito baixado, as políticas de privacidade não mudaram. E muitos especialistas não recomendam a sua utilização.

Gabriele Assif Kassel
Gabriele Assif Kassel
Gabriele Kassel é uma escritora freelancer de tecnologia e estilo de vida que mora em São Paulo. Com formação em ciência da computação, se especializou em escrever sobre tecnologia para grandes empresas, além de ter colaborado com publicações como Wired, Fast Company e Forbes.