O CEP é uma identificação muita exigida em diversas situações. Para fazer cadastro em sites, abrir contas bancárias e para localizar um determinado local. Assim, o número facilita a entrega de pacotes por parte de agências de postagem e serve como mais uma identificação. Mas como consultar o CEP?
O Código de Endereçamento Postal (CEP) foi catalogado pelos Correios lá nos anos 1970, como uma ajuda na hora do trabalho de carteiros e entregadores. Além disso, a identificação passou a ter um papel fundamental nas nossas vidas. Como vimos, ela é exigida para quase tudo hoje. Por isso, é preciso saber como consultar o CEP.
Mas calma, existem várias maneiras de descobrir o número. Antes de mostrarmos o passo a passo para ter em mãos a identificação, vamos ver o que exatamente é o registro e sua importância. Assim, você tem todas as informações. Vamos lá?
Leia também: TIM Controle Smart: apps sem descontar franquia por menos de R$ 60
O que é o CEP?
Esse elemento funciona como a identidade de um determinado local. Cada número, que vai de 0 a 9, corresponde a uma identificação diferente, seja Região, Sub-região, Setor, Subsetor, Divisão de Subsetor e Identificadores de Distribuição. Assim, a partir de cada dígito a localização é melhor compreendida.
Isso ajuda os serviços de entrega a terem noção exata do local onde o pacote deve ficar. Claro, ainda é necessário ter o nome da rua e o número da casa da pessoa. Mas já saber mais ou menos a região ajuda demais.
Outra coisa, o CEP funciona meio como um CPF ou RG, de uma região específica. Com isso, ele pode ser um elemento de identificação útil a diversos órgãos e organizações. Já percebeu que sempre pedem o CEP da sua rua quando vai fazer um cadastro novo?
Como funcionam as subdivisões?
Falamos acima dos números desse registro e como cada um, dependendo de onde aparece, tem relação com uma determinada subdivisão. Assim, fica mais fácil a localização do endereço. Mas como funcionam essas subdivisões? Veja a seguir cada uma delas:
- Região: corresponde ao primeiro número e representa uma das sedes. Acontece desse número corresponder a mais de um estado;
- Sub-região: nessa subdivisão, temos a representação das sub-regiões, as quais podem corresponder a grandes cidades;
- Setor: o terceiro número indica mais uma divisão, que reduz o número de cidades possíveis;
- Subsetor: aqui temos a união dos quatro algarismos iniciais, os quais determinam praticamente a cidade em questão;
- Divisão de Subsetor: essa divisão é representada pelos cinco primeiros números e mostra qual a sede dos Correios na cidade;
- Identificadores de Distribuição: a última divisão é composta dos três números finais. Eles mostram as Localidades, Logradouros e Unidades dos Correios da cidade.
Consultar CEP: como fazer?
Ainda não sabe o CEP da sua rua? Tudo bem, agora é a hora de saber exatamente como consultar o CEP e anotar no bloco de notas do celular ou mesmo em algum caderno ou agenda de anotações. O legal é que existem muitas formas de descobrir. Vamos ver cada uma delas, com um passo a passo completo.
Já adiantando que existem três maneiras. A primeira é pelo bom e velho site dos Correios, ou aplicativo mesmo. Porém, você pode fazer a consulta por sites de busca, como o Google e o Bing.
Consultar CEP pelos Correios
Vamos iniciar pelo site dos Correios. Aqui, você vai simplesmente precisar do seu endereço completo, aí as coordenadas vão aparecer.
- Vá para o site dos Correios, na aba para buscar o CEP;
- Coloque seu endereço, mas não inclua número de casa ou apartamento (no campo abaixo, deixe selecionado “Todos”);
- Clique em “Buscar”;
- O site vai mostrar os resultados possíveis. Identifique o correspondente ao seu endereço;
- Na parte inferior do seu endereço estará o CEP.
App dos Correios
Pensando em situações de busca por essa identificação, os Correios desenvolveram um aplicativo específico. Vamos ver abaixo como consultar por lá.
- Na App ou Play Store, baixe o app “Busca CEP”;
- Abra o aplicativo e coloque o nome da rua;
- Clique na opção correspondente a sua cidade;
- Lá aparece o CEP em questão.
Consultar CEP pelo Google
Nesse caso, vamos utilizar o Google Maps. O processo é bem simples e só exige algumas informações em mãos.
- Vá em Google Maps ou baixe o aplicativo;
- Coloque o endereço no campo de busca;
- Aperte “Enter” e veja o CEP.
CEP pelo Bing
Por último, é possível conseguir a identificação por outro site de buscas: o Bing. Menos conhecido, ele também possui uma plataforma de mapas, que ajuda bastante na localização de endereços e, claro, CEP’s.
A seguir, te mostramos o processo sem complicações:
- Vá em Bing Maps;
- Busque o endereço (nome de rua, cidade, estado);
- Aperte “Enter” e veja a identificação na tela.
Leia mais: Internet Banking: descubra o que é, benefícios e cuidados
Agora anote ou salve os números
Pronto, descomplicamos esse caminho para você, não é? Consultar o CEP ficou bem mais fácil depois desse guia com muitas opções. Agora é salvar os números e pronto.