Quer saber como usar a função Encontre meu dispositivo? Ela é uma das mais eficientes em caso de perda, furto ou roubo de celulares ou tablets. Tal funcionalidade consegue rastrear o aparelho e identificar a localização precisa do smartphone que sumiu por alguma razão. Ou seja, é uma verdadeira mão na roda nesses casos que costumam gerar muito estresse.
Para entender como funciona a ferramenta Encontre meu dispositivo, as diversas maneiras de rastreamento e dicas práticas, acompanhe este artigo! Vamos explicar passo a passo como recuperar seu aparelho da forma mais segura possível.
Leia também: Localizar pessoas pelo número de telefone via satélite: veja como fazer
5 formas de rastrear um dispositivo móvel
Existem algumas maneiras de acessar a função Encontre meu dispositivo em um smartphone ou tablet. O próprio aparelho disponibiliza ferramentas para isso, o que facilita muito.
Na maioria dos casos, por meio dessa utilidade, é possível recuperar o aparelho perdido ou furtado, afinal, muitos dispositivos já vêm de fábrica com ela ativada.
Selecionamos as principais formas de você mesmo usar o Encontre meu dispositivo, incluindo o acesso pelo Google e pelo IMEI. Lembrando que o app pode ajudar também a achar celulares de terceiros.
Encontre meu dispositivo pelo Google
Você pode optar por acionar essa função através do Encontre meu dispositivo pelo Gmail ou Google caso tenha perdido um celular ou tablet que opera por meio do sistema operacional Android.
A partir dessa ferramenta, você consegue fazer três ações:
- Ter acesso à localização do dispositivo;
- Bloquear o aparelho;
- Limpar fotos, vídeos, contatos e demais documentos.
No entanto, para conseguir acessar o Encontre meu dispositivo do Google é preciso que o aparelho esteja:
- Ligado;
- Conectado a uma conta do Google;
- Estar conectado à internet, seja pelos dados móveis ou wi-fi;
- GPS – Localização ativada,
- Visível no Google Play;
- Função Encontre Meu Dispositivo Gmail / do Google ativada.
Caso você utilize o celular perdido para verificação em duas partes é necessário ter um smartphone ou código alternativo.
Leia mais: Como rastrear celular pelo Gmail? Veja o passo a passo!
Como fazer isso
Para localizar o celular através do Encontre meu dispositivo, acesse o site https://www.google.com/android/find e entre com login e senha em sua conta do Google.
Assim que realizar o login na conta cadastrada no smartphone perdido, o aparelho receberá uma notificação. Além disso, no mapa presente no aplicativo você pode ter acesso à localização aproximada do dispositivo.
Mesmo que você não consiga localizar o aparelho, será possível, pelo menos, ter acesso ao último local que ele esteve disponível. A partir desse momento você pode escolher o que fazer com o dispositivo, como bloquear ou limpar determinados arquivos.
Em relação à possibilidade de limpar informações presentes no smartphone, vale dizer que não é possível deletar arquivos que estão no cartão SD. E, ao realizar a limpeza do aparelho, a função Encontre meu dispositivo passará a não funcionar mais para o celular.
O que também é possível fazer na função
Caso prefira, você pode escolher a função de reprodução de som. Com isso, o aparelho perdido começará a tocar por até 5 minutos no último volume, mesmo que ele esteja no silencioso ou apenas no modo de vibração.
Além disso, é possível bloquear o celular com uma senha, padrão ou PIN. Caso o aparelho não tenha bloqueio, você pode configurar um dos diversos tipos pelo Encontre meu dispositivo. Há como ainda configurar uma mensagem destinada a quem encontrar o aparelho. Desse modo, a pessoa pode devolvê-lo.
Temos um artigo completo sobre essa forma de usar o Encontre meu dispositivo. Clique aqui para ler e saber de maneira detalhada.
Encontre meu dispositivo pelo IMEI
Outra maneira de localizar o smartphone que foi perdido, roubado ou furtado é a partir do IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel). Trata-se de um código único que identifica o aparelho, seja ele um tablet ou um celular Android.
Através desse código, é possível acessar a situação do dispositivo ou bloquear o aparelho. O número do IMEI pode ser encontrado na caixa do celular.
No entanto, não é possível encontrar o dispositivo por esse código, ele serve para ver a situação do celular ou bloqueá-lo para que terceiros não consigam acessar suas funções.
Quer anotar o número do IMEI por segurança? Então você deve discar de seu próprio celular o número (*#06#). O código chegará por SMS. Lembrando que isso vale quando o celular ainda não foi perdido / furtado.
Como rastrear celular de outra pessoa pelo Google?
Como citamos acima, a melhor função para achar o próprio smartphone ou de outra pessoa pelo Google é através da função Encontre meu dispositivo.
O download do aplicativo pode ser feito através da Play Store do Google. Todavia, a função também pode ser acessada pelo navegador de internet, conforme indicado em tópico anterior.
Leia mais: Como localizar Iphone? Descubra aqui o jeito de fazer!
Como rastrear o celular de outra pessoa grátis?
Sim, há como rastrear o celular de outra pessoa grátis, sem qualquer custo. Na verdade, todos os métodos que listamos anteriormente pelo Encontre meu dispositivo do Google, Gmail ou app da Play Store são gratuitos. O Encontre meu iPhone também não é pago.
Além disso, a função de bloqueio do celular pelo IMEI também é realizada de maneira gratuita.
Como localizar celular pelo número?
Alguns aplicativos prometem localizar o celular pelo número, mas essa função não é efetiva. É um risco baixar apps não seguros, então o ideal é seguir indicações que realmente funcionem.
Hoje em dia, a melhor maneira de rastrear um celular ou tablet é por meio do Encontre meu dispositivo. Só ele tem acesso à localização pela internet e ao GPS para que o aparelho seja de fato encontrado e devolvido ao dono.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre como usar o Encontre o meu dispositivo?
Esperamos que suas dúvidas tenham sido respondidas. Caso ainda tenha alguma, deixe-a nos comentários!