O que é provedor? Entenda como funciona o serviço

 

Atualmente é impossível viver sem internet. Ela faz parte da nossa rotina social, profissional ou de lazer, nos acompanhando a todo momento de maneira multiplataforma. Porém, para entender a mecânica envolvida por trás de toda essa utilização, é preciso entender o que é provedor de internet, diferenciando-o também do servidor.

O termo em si, provedor de internet, já foi mais popular! Para aqueles que viveram a década de 90 ou o início dos anos 2000, tinham muitas ofertas e propagandas de grandes serviços dessa natureza. Isso porque se tratava de uma contratação imprescindível para quem queria desfrutar da navegação, ainda em seus estágios iniciais no Brasil.

Naquela época, ele funcionava como intermediário do acesso à rede mundial de computadores, e contava com legendas como IG, UOL e Terra, mas essa função acabou abrangida pelos serviços da própria operadora de internet. Ou seja, atualmente o provedor é a própria contratada pela banda larga. A exceção fica por conta da internet discada, que ainda existe em lugares remotos, mas cada vez mais cai em desuso.

Nesse post você pode entender toda essa mudança e o que é o provedor de internet na sua navegação.

Leia também: Ações da TIM: saiba como investir na empresa e aprenda a lucrar

O que é o provedor de internet

Para entender o que é o provedor de internet, é preciso primeiro entender um pouco da mecânica envolvida por trás daquilo que fazemos diariamente: escolher um conteúdo e acessá-lo com facilidade. Nesse sentido, vale a pena pensar sobre os caminhos que são realizados pela transferência de dados a cada vez que navegamos.

Quando queremos acessar a internet, como ler o blog Mais TIM, digitamos o nome da página e a acessamos na sua interface inicial. Porém, vale observar que, para que essa interface seja criada na sua máquina ou dispositivo móvel, você recebe um pacote de dados, transferidos diretamente de um repositório no qual o blog fica hospedado.

Para acessar esse caminho é preciso que a solicitação de recebimento de dados seja enviada até esse repositório. Porém, para que ela realize ou mesmo inicie esse caminho, é necessário um protocolo de autenticação. Numa analogia, é como se estivéssemos indo buscar uma carga ao final de uma rodovia, e para adentrá-la fosse necessário ter uma autorização.

O provedor de internet é justamente a empresa responsável por nos fornecer essa autenticação para que possamos navegar na internet (ou acessar a rodovia). Então, a importância do provedor é quase autoexplicativa. Sem ele, é impossível para um usuário comum conseguir navegar na web ou acessar qualquer tipo de serviço na rede.

O provedor de internet antigamente

Na década de 90 e ainda no início dos anos 2000 havia no Brasil diversos provedores de internet. Entre os mais famosos, podemos citar o IG, o Terra, o UOL, entre outros. Nessa época, porém, a internet não contava com uma rede individualizada, e a transferência dos dados acontecia pela rede de telefonia fixa, a famosa internet discada.

Ou seja, o usuário contava com a rede de telefonia em casa ou no trabalho e a usava para acessar a internet. Mas, para se vincular à rede mundial de computadores, dependia da autenticação na rede, e esse era o serviço de provedor de internet, que na verdade provia a autorização para circular na web de maneira independente e cobrado à parte.

A operadora de banda larga assume esse papel

Com a democratização dos serviços de internet, a banda larga chegou aos usuários como um serviço difundido e acessível. A partir dessa popularização, as próprias empresas operadoras de internet começaram a atuar como provedores de internet. Então, o dito provedor de internet acabou desaparecendo sob o guarda-chuva da palavra operadora, mas ele continua existindo enquanto necessidade para a vinculação à web.

Atualmente, a empresa provê a nós usuários o acesso físico à rede, via cabeamento ou periféricos físicos para recebimento de ficheiros via satélite ou rede 3G, 4G ou a iminente 5G, além de atuar como o próprio autenticador do usuário na rede. Para isso, tanto empresas grandes quanto médias vão depender de autorização da Anatel para tal oferta.

Qual o melhor provedor de internet?

Atualmente, encontrar o melhor provedor de internet acompanhará na maioria dos casos a ordenação do usuário entre as melhores operadoras de internet. Como as grandes empresas vão ser seus próprios provedores, essa escolha acabará passando desapercebida pela escolha do melhor serviço de internet da sua região. E, salvo melhor juízo, as empresas mais sólidas não terão distinção com relação à essa atuação.

O que fará diferença agora vai ser a qualidade do próprio serviço contratado, e aqui provavelmente a melhor escolha será o tipo de cabeamento e a velocidade entregue no serviço.

Nesse sentido, vale destacar que a TIM Fibra é reconhecidamente uma das melhores internets passíveis de contratação da atualidade. Com ela, é possível, por exemplo, contratar até 1 Giga de velocidade de internet residencial por valores difíceis de serem bancados por outras operadoras. Vale a pena conhecer!

O que é um servidor

Apesar de haver uma certa relação, provedor e servidor de internet são coisas bem diferentes. O servidor vai ser um dispositivo físico responsável por controlar o tráfego de dados para com a internet. Por exemplo, se houver um servidor na sua empresa, esse será o responsável por controlar o acesso e monitorar os dados que entram ou saem dela.

Basicamente, tudo o que houver em termos de navegação passará por esse dispositivo, então é possível entender o tamanho da sua responsabilidade sobretudo quando o assunto é segurança digital. Justamente por isso que os servidores devem ser instalados por empresas consolidadas no mercado.

Além disso, também existe uma benesse oriunda desse dispositivo. Controlando o tráfego, o servidor também permitirá que sejam criados relatórios de desempenho. Desse modo, é possível saber quais as fragilidades bem como as potencialidades de determinadas atuações dos seus colaboradores na rede a depender do filtro que seja empregado para avaliação. Uma ferramenta e tanto para quem gosta de investir em produtividade.

Leia mais: Como rastrear celular pelo e-mail: confira o passo a passo

Gabriele Assif Kassel
Gabriele Assif Kassel
Gabriele Kassel é uma escritora freelancer de tecnologia e estilo de vida que mora em São Paulo. Com formação em ciência da computação, se especializou em escrever sobre tecnologia para grandes empresas, além de ter colaborado com publicações como Wired, Fast Company e Forbes.
ARTIGOS RELACIONADOS

Mais Lidos