A operadora TIM é uma das principais patrocinadoras do campeonato italiano de futebol. Por essa razão, essa parceria é também chamada de Série A TIM, com contrato renovado até 2024.
Além do aporte ao futebol, a operadora também patrocina o e-Sports ligados à Série A. E, ainda, irá introduzir e utilizar o TIM 5G para transmitir os jogos aos fãs.
Neste conteúdo falaremos sobre a Série A TIM. Saiba mais sobre o torneio italiano, quais são os times, detalhes das regras e sobre ter a operadora como patrocinadora. Acompanhe a seguir.
Boa leitura!
Leia também: TIM Ofertas: 2 opções para estar ultraconectado sem gastar muito
Fique por dentro da Série A TIM
Assim como o Brasil, a Itália também tem seu próprio torneio de futebol, onde competem os melhores times do país. Criada em 1930, foi organizada pelo Direttorio Divisioni Superiori até 1943. Depois, a Lega Calcio ficou até 2010.
Por fim, a Lega Série A foi criada e, desde então, organiza o torneio. Ela é considerada uma das melhores ligas de futebol do mundo, sendo descrita como a mais tática e sólida defensivamente. Tanto que em 2020 foi considerada a mais forte pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).
De acordo com a UEFA (União das Associações Europeias de Futebol), a Série A TIM é a terceira melhor, atrás da Premier League e da La Liga. De 1986 a 1988 e de 1990 a 1999, ela liderou o ranking da liga europeia.
O título da Série A TIM é referido como Scudetto – ou pequeno escudo, em português. Isso porque, desde o seu início, o time ganhador carrega um pequeno brasão com o tricolor italiano no uniforme da temporada seguinte.
Regras do torneio
O torneio era disputado entre 16 a 18 times italianos. Mas desde de 2004 passaram a ser 20 clubes. Dessa forma, cada time joga contra cada uma das outras equipes duas vezes – uma em casa e a outra fora. A temporada da Série A TIM é de agosto a maio, contendo 38 jogos ao total.
São três pontos por vitória, um ponto no empate e nenhum na derrota. Caso tenha empate, os critérios para desempate são:
- Resultados e pontos dos confrontos diretos;
- Diferença de gols no confronto direto;
- Diferença de gols geral;
- Maior número de gols marcados;
- Desempate.
As quatro melhores equipes da Série A TIM se qualificam para a Liga dos Campeões da UEFA. A equipe em quinto lugar – junto com o vencedor do torneio da Coppa Itália – vão para a Liga Europa da UEFA. E o sexto ou sétimo clube participa da pré-eliminatória da Liga Conferência Europa EUFA.
Por fim, as três piores equipes do torneio são rebaixadas para a Série B. E, assim, as três melhores da Série B, sobem para a Série A.
Times da Série A TIM
Confira a lista dos 20 times que participaram da última temporada, 2020-21, e sua classificação:
- Internazionale: 91 pontos;
- Milan: 79 pontos;
- Atalanta: 78 pontos;
- Juventus: 78 pontos;
- Napoli: 77 pontos;
- Lazio: 68 pontos;
- Roma: 62 pontos;
- Sassuolo: 62 pontos;
- Sampdoria: 52 pontos;
- Hellas Verona: 45 pontos;
- Genoa: 42 pontos;
- Bologna: 41 pontos;
- Fiorentina: 40 pontos;
- Udinese: 40 pontos;
- Spezia: 39 pontos;
- Cagliari: 37 pontos;
- Torino: 37 pontos;
- Benevento: 33 pontos;
- Crotone: 23 pontos;
- Parma: 20 pontos.
O time com mais vitórias da história da Série A TIM é o Juventus, com 36 títulos. Depois vem a Internazionale com 19, Milan com 18 e Genoa com 9 troféus.
O troféu se chama Coppa Campioni d’Italia e desde 2004 passou a ser concedido como taça para o campeão em campo. Anteriormente era entregue na sede da Lega Nazionale Professionisti.
Leia também: Looke TIM: milhares e filmes e séries para você assistir
Série A TIM patrocinadora: 25 anos de parceria
O acordo entre a liga de futebol da Itália e a empresa de telecomunicações vai fazer 25 anos. Contrato esse, que já está renovado até 2024.
Já que é uma empresa italiana, a TIM está pretendendo desenvolver ações promocionais especiais para as próximas edições do campeonato. Junto com um planejamento para combater a pirataria nas transmissões televisionadas.
Em 2018, a empresa anunciou sua saída do patrocínio da Série A. Visto que a TIM ofereceu um valor abaixo e a Liga não aceitou.
Mas, neste mesmo ano, Cristiano Ronaldo foi contratado pela Juventus e tudo mudou. Algumas multinacionais, como Samsung e Trenitalia, demonstraram interesse em patrocinar o campeonato com essa notícia. Então, a TIM percebeu uma ótima oportunidade e voltou atrás.
A operadora de telefonia pagava uma quantia de € 15 milhões por temporada. Mas, em dezembro de 2020, renegociou esse contrato e aumentou o valor em 33% – ou seja, para € 20 milhões.
Transmissão no Brasil
Essa notícia também mudou o cenário de transmissão aqui no Brasil. Já que a Série A TIM era transmitida pela Band junto à IMG, atual detentora dos direitos de transmissão do campeonato. Era mostrado um jogo por rodada e o resto poderia ser visto pela BandSports na TV fechada.
Em 2020, a Turner adquiriu os direitos, junto a IMG. Hoje, é possível acompanhar todos os jogos pelo TNT Sports ou no Estádio TNT Sports (ou no antigo Esporte Interativo Plus).
Dessa forma, a Série A TIM tem um enorme público, no Brasil e no mundo. Com times jogando nas principais ligas europeias, sendo transmitido por vários streamings e canais.
Leia também: Qual o plano TIM mais barato para quem gosta de jogar no celular