Telefone fixo com chip: saiba como funciona e as vantagens

telefone fixo com chip como funciona

O telefone fixo com chip é a nova configuração ofertada pelo mundo da telefonia para seus usuários.

Com ele, aquela velha história de instalações e cabeamentos, fios ligados à rede ou tomadas específicas, do tipo RJ11, caem no marasmo, e facilitam a vida de quem ainda pretende usufruir de uma linha fixa.

Para além do avanço tecnológico natural que essa ferramenta oferece, há também a satisfação de uma demanda específica: a de atender a usuários em regiões com menor cobertura na prestação de serviços tradicionais.

Como o alcance das redes móveis é cada vez maior, o fixo com chip chega cada vez mais longe.

Isso acontece pois ele acaba sendo um híbrido entre os dois mundos. A linha fixa visa a atender um local específico, como uma casa ou uma empresa.

Porém, quando utilizada com chip, fará uso das redes móveis da prestadora de serviços, 2G ou 3G. Ou seja, ela usa de uma rede de dados para completar exclusivamente chamadas de voz.

Por isso, se você está pensando em adquirir um telefone fixo, o com chip pode ser uma excelente alternativa: moderno, eficiente, extremamente funcional e, em alguns casos, a melhor alternativa para regiões deficientes de malha telefônica tradicional. Nesse caso,  empresas que tenham uma cobertura móvel sólida serão as melhores opções.

Telefone fixo com chip: como funciona

Com o avanço tecnológico com que nos deparamos nas últimas décadas, nossos serviços de comunicação sofreram uma revolução. Maior conectividade, maior cobertura, maiores velocidades, além de uma notável democratização dos aparelhos eletrônicos. Hoje mais independente, o telefone fixo com chip é uma notável materialização dessa evolução.

Quando a internet móvel surgiu, a transferência de dados via redes de celular começou a passos curtos. Na década de 80, a rede 1G transferia somente voz. Na sequência, passamos às redes 2G, que também permitiam o envio de mensagens de texto. Depois, à 3G e à atual 4G, com a navegação tal como a conhecemos. E, por fim, estamos chegando à tão esperada rede 5G, até 100x mais rápida do que sua antecessora.

À medida que avançamos nesse roteiro tecnológico, as redes 2G e 3G passaram a abrigar novos tipos de serviços. Nesse caso, são essas duas bandas que se encarregam agora de oferecer os serviços de telefonia fixa, o fixo com chip.

Então, em suma, o telefone fixo com chip é uma linha fixa que atende a um local específico, uma residência ou um endereço em particular, mas que vai usar das redes móveis para sua prestação de serviços. Fazendo uso das redes 2G e 3G, terá uma banda maior do que a necessária para a transmissão de voz, o que garantirá sua eficiência, além de garantir cobertura para locais sem redes de telefonia tradicional.

Sobre as ligações que podem ser realizadas

Entre os principais benefícios oferecidos pela TIM nesse tipo de serviço, vale notar que a maior parte dos planos conta com ligações ilimitadas inclusive para telefones móveis, independentemente de qual seja a operadora do número de destino, desde que seja usado o DDD 41.

Diferenças entre o telefone fixo com chip e o tradicional

À parte da forma como o serviço é prestado, não há diferenças entre o telefone fixo com chip e o via cabos nas chamadas. A qualidade dela será a mesma, visto que as atuais velocidades das redes 2G e 3G suportam uma transmissão muito além da necessária para simples chamadas de voz.

Com relação aos serviços, sim, há algumas diferenças. Por exemplo, não é possível fazer uso de secretárias eletrônicas ou aparelhos de fax nesse serviço. Porém, é possível fazer uso da caixa postal tradicional, que pode ser acessada por meio do *100 para usuários da TIM, e que não contará com custo algum de contratação.

Com relação a particularidades dos telefones móveis, o telefone fixo com chip também pode receber ligações a cobrar, assim como acontece com as linhas tradicionais. Sua cobrança, porém, é realizada à parte.

Posso me locomover durante uma chamada?

Aqui, é preciso ter atenção às similaridades entre o telefone fixo com chip e o tradicional, além de perceber as diferenças em relação a uma linha móvel, de celular.

Ainda que esse serviço conte com um chip de telefonia móvel, ele é destinado ao uso localizado. Logo sua linha será associada à região do lugar em que houver sido registrada. Portanto, durante uma chamada, é possível se locomover até alguns metros de distância desse registro, mas haverá limitações iguais às de uma linha fixa normal.

Caso o usuário saia do endereço ao qual a cobertura da linha fixa esteja registrada, a chamada será desconectada. E, aqui, vale notar, esse endereço é registrado na rede no momento da ativação da linha. Por isso, deve ser feita desde o CEP em que o telefone fixo com chip funcionará, para verificação de cobertura.

Qual é o aparelho usado nesse tipo de telefonia?

Para usar de um telefone fixo com chip, basta ter um aparelho compatível com a inserção de um chip, o cartão SIM. Trata-se de um aparelho fixo tradicional, mas que se vincula à rede por meio de rede móvel, por meio do chip. Nesse caso, torna-se desnecessária qualquer instalação de cabeamento como acontecia antigamente.

O aparelho compatível deve ser adquirido antes da contratação do serviço pelo usuário do serviço.

Na TIM existe fidelidade para o fixo com chip?

Sim, a fidelidade existe, assim como na contratação de linhas fixas tradicionais, independentemente de qual seja a operadora eleita. O período de contratação é de 12 meses, e existe uma multa em caso de quebra do Contrato de Permanência.

Quer um telefone fixo com chip?

Se você se interessou pelo serviço e deseja contratar um telefone fixo que funcione com chip, veja os planos que a TIM preparou para você. Para desfrutar da evolução da telefonia residencial, com certeza há ofertas que vão te agradar!