Você já deve ter visto uma mensagem como “chip não registrado na rede”, após habilitar um SIM no celular. Isso impossibilita a pessoa de usar alguns recursos do aparelho, por isso pode ser um incômodo bem grande. Apesar disso, é preciso entender por que o SIM não está registrado na rede e como resolver.
As razões para isso são muitas, que vão desde problemas nas antenas da operadora até um sistema desatualizado no aparelho. Mesmo assim, identificar a causa nem sempre é fácil, por isso é bom ir testando as possibilidades. Lembrando que isso pode ocorrer num aparelho novo ou até em um usado.
Por essas e outras, é bem interessante saber o que fazer para resolver a situação. E estamos aqui exatamente para isso. Continue lendo o texto e veja porque isso ocorre e como agir quando chip não está registrado na rede.
Não registrado na rede: o que significa?
Quando começa a funcionar, o celular busca automaticamente o sinal mais forte da sua operadora, independentemente de onde você está. Assim, o celular fica analisando e trocando as antenas, caso você esteja se deslocando muito ou acontece algo com um sinal específico.
Vamos a um exemplo básico: quando você viaja e o celular capta um sinal, ele seleciona especificamente aquele mais forte. Com isso, o usuário pode utilizar todas as ferramentas da operadora, como SMS e chamadas, por exemplo. E é bom ficar claro, isso para qualquer empresa, seja TIM, Vivo, Claro ou Oi.
Agora, se o aparelho mostrar a mensagem “não registrado na rede”, isso significa que ele não achou nenhum sinal disponível daquela operadora na região. Em outras palavras, não dá pra fazer o básico de um smartphone, nem usar a rede 4G.
Não registrado na rede: por que isso ocorre?
Razão não falta para a mensagem aparecer. Por isso, é importante entender as possibilidades para ver se consegue resolver logo a situação. Listamos abaixo as principais:
- Falha de registro do IMEI;
- Falha na escolha automática da rede;
- Problemas no chip;
- Problemas na área de cobertura da operadora;
- Software (ou celular) desatualizado.
Como resolver?
Apresentamos algumas das principais causas. Provavelmente uma delas deve ser a razão para o chip não estar registrado. Agora, para resolver é preciso ver cada caso. Porém, antes de qualquer coisa, tente desligar e ligar novamente seu aparelho. Sim, é básico mais pode resolver a situação.
Se mesmo após essa tentativa a mensagem persiste, vamos ver como resolver o problema.
Falha de registro do IMEI
Quando o aparelho conecta à operadora, ele informa um número de IMEI (International Mobile Equipment Identity). Essa é uma sequência de identificação do seu celular e serve para quando você precisa bloquear o aparelho em caso de perda ou roubo, por exemplo.
Apesar disso, acontece do IMEI ser corrompido. Por isso, para resolver a situação, você pode restaurar o celular para as configurações de fábrica.
Falha na escolha automática da rede
Acontece do seu celular não escolher a rede certa para se conectar. É difícil, mas pode ocorrer. Nesse caso, o ideal é buscar uma opção manualmente. Por isso, abra as Configurações do aparelho e procure por “Configurações de Redes Móveis” e depois, “Operadoras de Rede”.
Com isso, o aparelho faz uma busca e mostra as operadoras disponíveis e os melhores sinais de conexão para o chip. É só selecionar a da sua operadora e a antena mais forte na região.
Problemas no chip
Uma das razões mais comuns é quando o chip apresenta algum tipo de problema. Ele pode estar mal colocado, ter oxidado ou até mesmo ter sido cortado de forma errada para encaixar no slot. Aí, melhor desligar o aparelho e verificar como está o SIM.
Se ele estiver mal colocado é só reposicionar. Uma dica legal é mudar de slot. Ou seja, se estiver no SIM 1, colocar no SIM 2, caso o celular seja dual chip. Agora, se ele tiver oxidado ou cortado de forma errada, a melhor solução é pedir um novo à operadora.
Problemas na área de cobertura
Se você estiver na estrada, em um local muito isolado, vai ficar sem área mesmo, não tem jeito. Agora, mesmo em cidades menores, dificilmente não existe uma antena com bom sinal, independentemente da operadora. Por isso, é bom entrar em contato com a sua provedora para entender qual o problema.
Aliás, antes mesmo de comprar um chip, o ideal é consultar a disponibilidade de sinal da empresa em questão, para ver se não vai enfrentar problemas parecidos. Segundo a Anatel, a cobertura deve ser pelo menos 80% de área urbana de cada município. Por isso, verifique com a empresa.
Software ou celular desatualizado
Celulares ou sistemas operacionais muito antigos costumam causar um chip não registrado na rede. O ideal é sempre ir atualizando, conforme a disponibilidade do sistema. Porém, depois de um tempo, o celular não recebe mais atualizações. Nesse caso, trocar de aparelho é a melhor pedida.
Resolveu o problema?
Se mesmo assim o problema persistir, o ideal é contatar a sua operadora, nos canais de atendimento. Aí, é com eles para verificar a situação.