Hoje em dia existem vários navegadores de internet: Google Chrome, Microsoft Edge, Safari, Opera, Firefox, etc. Seja para computador ou smartphone, você pode baixar aquele que se adapta melhor.
Segundo um levantamento feito pelo Google Analytics em 2021, os mais utilizados no geral são Google Chrome, depois o Safari e, por último, Microsoft Edge. Mesmo quando olhamos para os dispositivos móveis, esse navegador aparece em primeiro lugar.
Neste conteúdo, vamos falar sobre os navegadores de internet. Conheça os principais e alguns alternativos também, para analisar qual é a melhor opção para você. Confira.
Leia também: Como encontrar meu dispositivo
Confira os melhores navegadores de internet
Quando a internet se popularizou no Brasil, muitos só usavam o Internet Explorer ou Mozilla. Mas, ao longo do tempo, outros navegadores foram surgindo. Como o Safari, Opera e Microsoft Edge. Então, como saber qual deles é o melhor?
Para responder essa pergunta, você deve conhecer melhor os navegadores, suas vantagens e desvantagens. E, assim, conseguirá decidir qual se adapta melhor às suas necessidades.
Veja a seguir quais são os os principais navegadores:
Google Chrome
A lista tinha que começar com o queridinho da maioria, não é?! Ele foi desenvolvido pelo próprio Google e, por isso, consegue ter integração com todos os programas da mesma marca.
Dessa forma, você estará logado em todos os sites da Google automaticamente. Outro benefício é que você pode salvar todos os logins e senhas na sua conta, assim como os favoritos e até históricos. Quando trocar de computador, ao fazer o login no Chrome, conseguirá recuperar essas informações.
Isso é muito bom para quem utiliza várias páginas do Google, como YouTube, Gmail, Drive, etc. Pois a conta já fica logada no próprio navegador.
Além disso, com o Chrome você pode utilizar a barra da URL para fazer pesquisas no Google. Com resultados avançados, como de calculadora, eventos esportivos e mais.
Um dos pontos negativos é que ele utiliza muito da memória RAM do computador. E, também, oferece pouca customização – em comparação com os concorrentes.
Internet Explorer
Hoje em dia, a Microsoft mudou o nome do navegador para Edge. Junto com isso, o deixaram disponível também para os MacBooks. Ou seja, agora você pode usá-lo em qualquer sistema operacional.
Ao contrário do principal concorrente, o Edge tem um carregamento de páginas mais rápido. Justamente para evitar a sobrecarga na memória RAM. Sendo assim, ele é um navegador mais leve.
Tem um layout muito intuitivo, sendo fácil que você consiga importar senhas, preferências e histórico de outros browsers. É preciso apenas ter uma conta da Microsoft para fazer essa sincronização.
Porém, ele tem menos capacidade de desempenhar tarefas diferentes ao mesmo tempo – como usar várias abas. E isso pode ser um pouco negativo para quem precisa fazer pesquisas, por exemplo.
Outro ponto negativo é sua Busca Padrão. O Edge usa o Bing, que mostra resultados incompletos ou que não são os mais recentes.
Firefox
Esse é um dos navegadores de internet que oferece muitas opções de customização e extensões que podem ser instaladas. Além disso, o Firefox investe muito em proteção e segurança dos dados de seus usuários.
Apesar de essas duas serem as principais vantagens, ele não para por aí. Apresenta uma excelente experiência para os usuários. Já que as funcionalidades são bem organizadas, sendo possível até recuperar a última página que estava aberta antes de desligar o computador.
Mas há diversas reclamações sobre o funcionamento do Firefox nos dispositivos móveis e em alguns sites, como, por exemplo, o Skype Web. Além disso, ele demora para carregar as páginas, especialmente se tiver muitas personalizações e extensões. E, assim como o Chrome, consome muito da memória RAM.
Safari
Muito conhecido pelos usuários da Apple, o Safari é um dos navegadores de internet mais rápido, em comparação aos concorrentes. Ele também possui extensões para customização e sincronização de informações através do iCloud – assim como o Edge e o Chrome.
A segurança e o modo de navegação privada também são pontos que destacam o Safari. Além disso, ele consome pouca bateria dos aparelhos onde está aberto.
Porém, ele não apresenta bom desempenho em sistemas operacionais que não sejam o da Apple. Além disso, é pouco personalizável.
Opera
Também lançado em 1995, o Opera proporciona uma boa experiência para o usuário, sem utilizar muita memória do computador. Também consegue carregar as páginas de forma rápida e tem uma proteção integrada contra phishing.
Contudo, o Opera apresenta uma leitura da codificação dos sites um pouco desfasada. Por isso, você pode não conseguir abrir certas páginas com esse navegador. Além disso, ele oferece poucas extensões.
Vivaldi
Muito parecido com a opção anterior. Porém, o Vivaldi se destaca pela quantidade de recursos adicionais para personalização. Apresenta também atalhos de teclado, dos quais você pode alterar e modificar de acordo com sua preferência.
O navegador conta com um bloqueador de anúncios e rastreadores personalizáveis. Mas ele consome muita memória RAM.
Agora que você já conhece os principais navegadores de internet, ficará mais fácil escolher aquele que irá te ajudar nas suas tarefas. Entretanto, também é possível ter mais de um baixado no seu computador.
Veja também: Como ver o saldo da TIM