Como mudar de operadora e manter o mesmo número?

 

Você sabia que é possível mudar de operadora e manter o mesmo número? A portabilidade de operadora foi regulada pela Anatel em 2007 e, desde então, é possível migrar para qualquer empresa de telefonia do país.

Você ainda consegue manter o mesmo número, trocando apenas o plano e, muitas vezes, ainda recebe bônus de internet por isso. A única restrição é continuar com o mesmo DDD.

Neste conteúdo vamos falar com você pode mudar de operadora mantendo o mesmo número. Além disso, veja como pedir seu TIM Chip de casa e garantir todos os benefícios da operadora.

Leia mais: Mudar Plano TIM: saiba como fazer a mudança!

Como mudar de operadora e manter o mesmo número?

Se você está insatisfeito com seu atual plano e/ou com a operadora saiba que é possível, e muito fácil, realizar a portabilidade. Normalmente, as empresas de telefonia não cobram nada a mais para realizar esse serviço. Mas, se houver algum valor, saiba que pelo Conselho Diretor da Anatel, a taxa máxima é de R$4.

É possível trocar para qualquer operadora de telefonia do Brasil. E você também pode migrar para qualquer outro plano, seja pré, pós ou controle, independente de qual você tinha antes.

E para te ajudar com isso, vamos mostrar como mudar de operadora e manter o mesmo número. O processo é o mesmo para qualquer empresa de telefonia que você queira ir.

Passo a passo

O primeiro passo é você decidir a empresa e o plano qual você gostaria de ter. Procure nos sites, faça comparações e veja aquele que fica melhor para a sua necessidade, e também para seu bolso. Após, você deve entrar em contato com a operadora, através do telefone, chat ou indo até uma loja física.

Algumas operadoras possibilitam que o pedido de portabilidade seja feito diretamente no site. Evitando que você precise ir até uma loja ou fique esperando ser atendido no telefone. Mas lembre-se que é preciso que o titular da linha faça esse processo, juntamente de documentos de identidade e de endereço.

Ao entrar em contato com a operadora para a qual você deseja ir, informe seu número e o plano que gostaria de ter – podendo escolher pré, pós ou controle. Não é preciso avisar sua antiga empresa de telefonia para cancelar, pois esse processo acontece automaticamente.

Após essas escolhas, você deve esperar que a portabilidade seja concluída. Segundo a Anatel, ela deve ocorrer em até 3 dias úteis. Durante esse período, é possível que sofra algumas instabilidades de sinal.

E quanto à fatura?

Qualquer que seja a portabilidade que você fizer, o número permanecerá o mesmo. A única coisa que muda é o plano – e, claro, a operadora que você escolher.

Após solicitar a mudança, você receberá um protocolo para acompanhar esse processo. Assim, você conseguirá saber com exatidão em que dia começou a ser cliente de outra empresa.

Com o CPF do titular e o número de protocolo, basta entrar no site da operadora e acompanhar o processo. Ou, se preferir, você pode ligar direto para a central de atendimento.

Além disso, ao mudar de empresa de telecom, você verá na parte superior do seu celular o novo sinal. Assim, você saberá que deu tudo certo.

Isso irá te ajudar a saber até que dia você foi cliente de uma, e em que dia começou a ser cliente da outra. Já que influenciará o valor da fatura.

Por isso, é importante que se atente na data em que foi registrada sua última fatura. Isso porque, a antiga irá fazer a última cobrança, nos dias proporcionais que você ainda foi cliente dela. O mesmo vale para a operadora que você migrou.

Por exemplo, se sua conta virava no dia 1 e você realizou a portabilidade no dia 15, então pagará a fatura da operadora antiga, referente aos 15 dias que você ficou com ela. Enquanto a da nova operadora, restará os últimos 15 dias do mês, onde será gerada sua primeira fatura.

Como mudar para a TIM e manter o mesmo número

A portabilidade para a TIM é toda gratuita. E você pode realizá-la tanto por SMS, central de atendimento, no site ou indo até as lojas físicas.

Pelo site, procure a aba de “portabilidade”, escolha o plano que deseja e clique em “contratar agora”. Preencha seus dados para completar a compra. Após isso, a TIM irá enviar um chip para você.

Por SMS, você precisa ter primeiro um chip novo da TIM. Então, basta enviar a palavra MANTER para 4441. Depois de receber a resposta da operadora, envie seu número com o DDD. Após isso, você receberá um código, anote e envie-o do seu chip novo.

E, caso deseje, pode solicitar pelo telefone 1056 de qualquer número. Após fazer todo o processo pelo telefone, a TIM também enviará um chip para sua casa. Ou você pode adquirir um nas lojas físicas, supermercados ou lotéricas.

Assim, saber como mudar de operadora e manter o mesmo número ajuda você a procurar planos e opções melhores para seu consumo. Além disso, as operadoras recompensam os clientes vindo de portabilidade com giga. A TIM, por exemplo, dá 5 GB por mês para esses consumidores.

Leia também: Posso mudar o número do meu chip TIM sem fazer a troca?

Alice Ribeiro
Alice Ribeiro
Jornalista e redatora experiente, atualmente com vasta experiência em redação de conteúdo e reportagem. Também é fluente em inglês e possui conhecimentos avançados de SEO e marketing.