Você já se perguntou “1 giga de internet equivale a quantos megas?”. Essa é uma questão que deixa muitos internautas confusos, principalmente quando vemos nosso consumo da rede ou vamos comprar um plano.
Normalmente, os planos de internet para telefonia móvel são em gigas e para a residência são vendidos em mega. Por isso, essas nomenclaturas confundem a todos.
Neste conteúdo vamos falar da diferença entre giga e mega. Veja como compreender melhor quanto de internet você está adquirindo e o impacto que ela tem na velocidade. Confira.
Leia também: Teste de velocidade da internet: confira maneiras de medir
Giga x mega
Essas são unidades de medidas para a quantidade de dados de internet que recebemos da operadora, seja para o smartphone ou pelo Wi-Fi. São usadas também para a quantidade de armazenamento que temos em um CPU ou HD externo, por exemplo.
Porém, tudo começa com o bits e bytes. O primeiro é a abreviação para “dígito binário”, representado por sequências de 0 e 1 – muito utilizado nos computadores que utilizam o código binário. E o segundo é a junção de 8 bits.
Sendo assim, numa escala temos:
- 8 bits = 1 byte;
- 1.024 bytes = 1 kilobyte (KB);
- 1.024 kilobytes = 1 megabyte (MB);
- Já 1.024 megabytes = 1 gigabyte (GB);
- E, por fim, 1.024 gigabytes = 1 terabyte (TB).
Ao olhar para essas comparações de medidas parece fácil de entender. Mas a confusão começa quando colocamos elas nos planos de internet. Já que mega e giga são apenas prefixos, que mudam muito quando o complemento é bits ou bytes.
1 giga de internet equivale a quantos megas?
Pela escala mostrada acima, a resposta para 1 giga de internet equivale a quantos megas seria 1.024 megas, se pensarmos em bytes. Porém, quando falamos de internet e sua velocidade, a escala é em bit. Ou seja, essa é a medida que demora para baixarmos algum arquivo, por exemplo.
Já o bytes está atrelado a quantidade de armazenamento de dados. Seja de um pendrive ou computador.
Por essa razão, quanto vamos ver os planos de internet fixa – que estão em Mega -, eles se referem a megabits. Dessa forma, a velocidade da rede é medida em Mbps, ou megabits por segundos.
Por exemplo, se você contrata uma internet de 100 Mega e vai baixar um arquivo que tem 100 MB (megabytes) – aqui confunde pois lemos os dois em “mega”. Mesmo que consiga usar toda a velocidade do pacote, não faria em 1 segundo, e sim em 8 segundos.
Além disso, temos o gigabytes (GB), que mede a quantidade de internet móvel que temos no plano do smartphone, ou seja, a franquia. Eles são consumidos ao baixarmos uma imagem, enviar mensagem no WhatsApp ou acessar a página do Google, por exemplo.
Então, temos o Mbps (megabits) que mede a velocidade da rede, normalmente associado aos planos residenciais. E o GB (gigabytes) que é a quantidade de franquia dos pacotes de internet móvel.
Como escolher o plano ideal?
Agora que você já sabe 1 giga de internet equivale a quantos megas, deve analisar seu consumo para decidir qual é o melhor plano. Vamos te dar dicas tanto para a escolha da banda larga, quanto da internet fixa.
Residencial
Para os planos residenciais, o mínimo ideal é 50 Mbps, ou 50 Mega. Essa quantidade é suficiente para quem assiste filmes e séries, navegar em sites, etc. Mas se você utiliza muito internet em games online, olhe para os pacotes que começam a partir de 200 Mega.
Isso porque, em média, uma pessoa usa 5 MB para tarefas básicas, como ver e-mail, redes sociais e assistir vídeos. Já os streaming e uso de drive na nuvem, seria 10 MB. Por fim, jogos online e download de arquivos pesados, você precisaria de 25 MB por pessoa.
Dessa forma, o consumo varia de acordo com quantas pessoas têm na sua residência e quais são as principais atividades de todos. Além disso, deve-se observar se a banda larga é fibra óptica ou via cabo. Já que a primeira opção oferece uma maior velocidade.
E, também, veja se a internet diminui ou é cortada ao atingir um limite de dados que podem ser baixados por mês. Isso pode prejudicar o uso da rede durante todo o mês.
Móvel
Quanto aos planos de celular, é preciso se atentar a qual tecnologia que o dispositivo utiliza. Já que:
- 2G: até 78 Kbps de download e 39 Kbps de upload;
- 3G: até 1 Mbps de download e 128 Kbps de upload;
- 4G: até 5 Mbps de download e 521 Kbps de upload;
- 5G: até 20 Gbps de download e 10 Gbps de upload.
Essas velocidades não mudam de acordo com os planos. Já que para os planos de telefonia móvel temos a quantidade da franquia em bytes que você poderá transferir. E a tecnologia (3G ou 4G, por exemplo) é a velocidade a qual isso será feito.
Por isso, não basta apenas escolher um plano com mais gigas. É preciso também verificar a tecnologia oferecida, já que ela impactará na velocidade da internet.
Assim, agora você já sabe responder a pergunta “1 giga de internet equivale a quantos megas?”, e, também, a diferença do giga e do mega. Dessa forma, fica mais fácil escolher aquele plano ideal.
Leia também: Roteador Wi-Fi 6 MI é bom? Confira a nossa análise
Continue lendo nosso blog para ver mais dicas!